quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O Chile ofereceu uma prenda ao mundo.




Trinta e três mineiros soterrados e afinal a solidariedade ainda sobrevive no Chile….



Os Chilenos tudo fizeram para salvar os 33 mineiros bloqueados numa mina a 700 m de profundidade e parece que vão conseguir tal feito, embora à hora a que se aborda o tema, só estejam salvos 20. É uma atitude única e merece que o mundo se questione sobre o que une todos os humanos – estamos todos no mesmo barco e todos temos o mesmo sangue a correr nas veias e isso deveria decidir tudo, apesar de se saber que “a inteligência” que impulsiona o pensamento seja uma incógnita, que deixa o problema com solução improvável.
A Phenix, nome mitológico dado à cápsula que transporta os mineiros dos confins da terra até à superfície, pode traduzir o desejo de recorrer à Grécia antiga onde poderão estar os melhores anseios dum mundo extraviado e que percorre o planeta fora dos carris do equilíbrio e da normalidade.
Com este salvamento, o mundo caótico e fora de controlo, respira fundo e uma nova chama de sentimento e respeito pela vida humana explodiu do “centro da terra” e juntou o mundo em redor duma operação de salvamento que não se pensava que fosse possível nos dias que correm.
Parabéns ao Chile e a todos que concorreram para o êxito desta formidável aventura e que deixa uma perplexidade saudável nos rostos que sorriem com esperança.

Sem comentários: